Saiba a importância da boa gestão de estoques


Sem título.pngo

 

 

Segundo o Sebrae, “A organização do estoque evita acúmulo ou falta de produtos, o que gera descontrole financeiro e de espaço físico para a empresa.”  O controle físico e financeiro de estoque tem como objetivo básico informar a quantidade disponível de cada item existente na empresa, seja matéria-prima, seja mercadoria, e quanto essa quantidade significa em valores monetários.

 

 

Controlar as entradas e especialmente a venda de produtos é uma das funções mais básicas de uma empresa comercial. Nem por isso é uma função menos importante, na medida em que o estoque representa algo em torno de 60% dos custos de uma empresa. Grande parte das micro e pequenas empresas não realizam um controle eficaz do estoque, apresentando, quase sempre, “furos” de estoque (as quantidades físicas não “batem” com o registro em fichas ou no sistema).

 

 

“É de fundamental importância conhecer a média do consumo (ou a rotatividade) dos produtos. Acompanhando os relatórios diariamente (gerados pelo sistema), aos poucos a sua necessidade de ter dinheiro em caixa (ou capital de giro) será reduzida. Assim, sobrará dinheiro para investir em outros setores do negócio, como marketing e comercial.”

 

 

Ou seja, sem o devido controle, é necessário ter mais dinheiro para comprar itens que, muitas vezes, não são necessários ou não irão vender.  Resultado? Estoque encalhado.

 

 

A falta de controle pode gerar falta de produtos ou mercadorias, com diminuição das vendas. A possibilidade de desvios ou furtos também é uma conseqüência da falta de um controle efetivo. 

 

 

 

Fonte: Ebook OrganizeSueEstoque

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>