Hábitos que prejudicam sua produtividade no trabalho e da empresa


Pequenos hábitos que achamos não interferir em nossa produtividade podem ser grandes vilões, por isso devemos nos manter sempre atentos. Procure observar sua rotina no trabalho e faça uma rápida lista do que precisa mudar.

 

 

Maus hábitos são comuns na vida de qualquer pessoa. Eles surgem lentamente e só são reconhecidos quando percebemos os impactos negativos provocados em nosso bem-estar e até na produtividade no trabalho.

 

 

Muitos desses hábitos são cultivados sem que tenhamos a consciência de como eles podem ser prejudiciais. Segundo o psicólogo e escritor Travis Bradberry, em entrevista ao Linkedin Pulse, o que falta é simplesmente autocontrole e inteligência emocional para dominar as próprias atitudes.

 

 

Travis também apresentou um estudo da Universidade de Minnesota que reforça a importância da inteligência emocional na vida pessoal e profissional: pessoas que exercem o autocontrole tendem a ser mais felizes do que aquelas que agem impulsivamente.

 

 

E quanto mais consciente você estiver de que uma prática está te afastando da alta performance no trabalho, será muito mais fácil assumir as responsabilidades por suas escolhas e mudar hábitos prejudiciais.

 

 

 

Então, se pergunte: sou culpado por algum desses maus hábitos? Se sim, pode estar na hora de cortá-los. Procure cultivar aqueles que são valorizados pela empresa e ser crítico em relação ao restante.

 

 

 

Pensando nisso, listei 13 hábitos prejudiciais que acompanham muitos profissionais e até podem colocar em risco seus empregos. Será que você se identifica com algum deles?

 

 

 

 

01 Pressionar o botão “soneca” várias vezes

 

frsogojpbrxtzxwqsqxp-620x384

 

Todos os seres vivos possuem aquilo que chamamos de relógio biológico. Esse sistema regula algumas atividades do nosso corpo e garante que todas ocorram em ciclos contínuos. Por isso, muitas vezes acordamos antes do despertador tocar: nosso cérebro sabe a hora de levantar.

 

 

Quando apertamos o botão soneca várias vezes e voltamos a dormir, estamos quebrando um ciclo natural do corpo. O principal impacto é a dessincronização do relógio biológico com as condições ambientais, como a luz.

 

 

Levamos um tempo para nos adaptar à nova realidade e ficamos mais estressados e cansados ao longo do dia. Manter uma rotina equilibrada de sono e acordar sempre em um horário regular irá te ajudar a ter mais qualidade de vida no trabalho e ser mais produtivo. Então, tente fazer aquele esforço para acordar na hora!

 

 

 

02 Sair apressadamente toda manhã

 

foto-principal-reportagem-de-capa-sociedade-da-pressa-site-RA

 

Todos passamos por aqueles dias em que temos que correr para chegar a tempo no trabalho, sem se atrasar. O problema começa quando essa situação se torna um hábito comum durante a semana.

 

 

Quando isso acontece, o cérebro recebe uma grande dose de adrenalina logo no início do dia e não consegue se preparar para a rotina que enfrentará. Já começamos de forma frenética e mais tarde podemos nos sentir agitados, com dificuldade de concentração e ter mais propensão às distrações.

 

 

Mas o início do meu dia é sempre assim, o que posso fazer? Uma dica é fazer uma sessão de meditação antes de sair de casa. De acordo com um estudo divulgado em 2012 (em inglês), essa prática ajuda na melhoria da concentração e evita distrações excessivas no trabalho.

 

 

 

03 Não tomar o café da manhã

 

cafe_da_manha

 

Com certeza alguém já te disse que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, e essa pessoa não está errada. Isso acontece porque quando acordamos estamos com um baixo nível de açúcar no sangue, provocado pelo jejum durante o sono.

 

 

Quando você não se alimenta corretamente pela manhã pode ficar mais cansado, dispersivo e até um pouco irritado ao longo do dia. O seu corpo precisa de energia suficiente para se manter focado e em pleno funcionamento.

 

 

No entanto, essa energia precisa ser retirada dos alimentos certos.

 

 

De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial do Trabalho, as pessoas que tem maus hábitos alimentares apresentam índices de produtividade 20% menores do que aquelas que cuidam da alimentação.

 

 

Por exemplo, refeições industrializadas geram um salto de energia que dura apenas 20 minutos, enquanto alimentos saudáveis tem esse efeito prolongado. Também não precisamos exagerar no açúcar: apenas 25 gramas são necessárias para otimizar nosso desempenho diariamente.

 

 

 

04 Chegar atrasado no trabalho

 

atraso1461842918

 

 

Os primeiros minutos do seu dia são essenciais para definir como será sua produtividade nas próximas oito horas. Se você já começa chegando atrasado ao trabalho, significa que seu dia pode ser mais corrido e agitado do que os demais.

 

 

Claro que é normal se atrasar uma vez ou outra, mas não quando isso se torna uma rotina. Você pode se sentir pressionado para realizar suas tarefas rapidamente e compensar o tempo perdido ou até mesmo ser visto como “pouco confiável” pelo gestor.

 

 

Esse mau hábito também afeta a produtividade de quem trabalha remotamente, modalidade conhecida como home office.

 

 

 

05 Adiar tarefas difíceis

 

 

files_3606_201110280022046224

 

Eu sempre procuro realizar as tarefas mais complexas e prioritárias nas primeiras horas do dia, assim tenho certeza que não irei esquecer ou adiar nenhuma ao longo da semana. Esta ação é recomendada por muitos especialistas e tem funcionado bastante comigo.

 

 

De acordo com Bradberry, a parte da manhã é um dos momentos mais produtivos de muitas pessoas por estarmos mais relaxados e ainda não termos gasto nossa energia mental. É neste instante que ficamos mais concentrados e focados em determinada atividade, sendo o mais recomendado para realizar tarefas mais difíceis.

 

 

Quando adiamos uma tarefa desafiante, perdemos as horas mais produtivas do dia e temos mais chances de cair nas armadilhas dos vilões do alto desempenho, entregar tal atividade fora do prazo ou sem a qualidade esperada.

 

 

 

06 Usar as redes sociais compulsivamente

 

tumblr_inline_o5lycdyPcf1rg7ick_500

 

De acordo com um artigo do Pew Research Center (em inglês), 57% das pessoas se sentem distraídas por causa de seus smartphones e qualquer outro aparelho eletrônico com conexão às redes sociais, principalmente se exibir as notificações em tempo real.

 

 

Qualquer notificação nos retira do estado mental de fluxo, quando estamos totalmente imersos em determinada tarefa. Isso ocorre porque temos um impulso natural para verificar se há uma nova mensagem ou qualquer novidade nas redes sociais.

 

 

Uma dica é desativar a exibição automática dessas notificações no computador e no aparelho celular, remover as redes sociais de seus favoritos e esconder os ícones dos aplicativos em uma pasta.

 

 

 

07 Responder os e-mails imediatamente

 

 

computador_notebook_mao_teclando

 

 

O e-mail é uma ferramenta que deveria nos ajudar a desenvolver nosso trabalho, não nos distrair do que devíamos fazer. No entanto, muitas vezes ele pode prejudicar nossa produtividade ao longo do dia.

 

 

No esforço de zerar a caixa de entrada, perdemos muito tempo e interrompemos diversas tarefas para responder os e-mails assim que eles chegam. Definitivamente, essa atitude não ajuda em nada nossa produtividade diária.

 

 

Para te ajudar a manter a concentração em suas tarefas, desative os alertas do e-mail e defina horários específicos para checar novas mensagens. Outra dica é fazer uma triagem de quais e-mails precisam de respostas imediatas, configurando alertas específicos para eles e deixando os demais para as pausas definidas.

 

 

 

08 Desenvolver várias tarefas simultaneamente

 

estresse-no-trabalho-multitarefa-trabalho-fazer-varias-coisas-ao-mesmo-tempo-computador-celular-homem-no-escritorio-1366732253201_1920x1280

 

 

A multitarefa pode parecer inevitável para nosso estilo de vida moderno, mas pode afetar sua produtividade. Aumentamos a probabilidade de erros, ficamos mais estressados e a qualidade final de determinada tarefa é reduzida pela metade.

 

 

Estudos já revelaram que apenas 2% da população é capaz de realizar a multitarefa de forma eficaz. O restante das pessoas tem a produtividade reduzida em 40% aumentam em 50% a probabilidade de erros. Além disso, demoramos 25 minutos para retomar o foco em uma atividade interrompida.

 

 

Quantas vezes você participou de reuniões enquanto checava suas redes sociais ou respondia e-mails em sua caixa de entrada? Aposto que várias, eu mesma já fiz isso. O problema é que sempre uma dessas atividades (geralmente a reunião, obviamente) tem uma atenção menor.

 

 

 

09 Ser excessivamente perfeccionista

 

passos-para-deixar-de-ser-perfeccionista-noticias

 

Quando ficamos presos na ideia de que nada nunca está bom o suficiente, congelamos na hora de produzir e permanecemos no bloqueio criativo durante boa parte do expediente. Nenhuma ideia se desenvolve e não saímos do lugar.

 

 

Como disse a escritora Jodi Picoult: podemos editar uma página ruim, mas é impossível editar uma página em branco. Para quem escreve, assim como eu, tenho duas dicas bem legais de aplicativos para manter o foco e enfrentar esse perfeccionismo excessivo.

 

 

 

 

10 Aceitar todas as reuniões

 

mercado_de_trabalho__3

 

 

É importante discernir quando uma reunião é realmente necessária ou não. Gastamos muito tempo em reuniões que poderiam ser substituídas por uma rápida conversa por e-mail ou até mesmo em um bate-papo de 5 minutos.

 

 

Além disso, reuniões são grandes interruptoras de produtividade. Uma dica é agendá-las em horários em que a equipe está mais improdutiva, como ao final do dia. Dessa forma, ninguém será interrompido quando estiver em seu estado mental de fluxo.

 

 

E se você costuma dizer sim para todas as reuniões, está na hora de parar com isso. Se certifique de que é realmente necessário participar de uma reunião ou então agende reuniões em massa para resolver todos os assuntos da semana.

 

 

 

11 Ser desorganizado

 

mesa-baguncada-excesso-de-trabalho-excesso-de-atividades-teclando-1347910450871_956x500

 

 

A falta de organização pessoal reduz imensamente nossa produtividade no trabalho, desde a organização do

espaço físico até o planejamento das tarefas. Você precisa saber o que fazer em cada dia da semana, como deve fazer e quando entregar.

 

 

Mas isso não afeta apenas a performance, como também a saúde. Um estudo da Personality and Social Psychology Bulletin comprovou que mulheres que convivem em um ambiente desorganizado tendem a ser mais deprimidas e ansiosas. Isso ocorre devido aos altos níveis do hormônio Cortisol liberados no organismo quando vivenciamos situações estressantes.

 

 

O nosso cérebro sofre uma sobrecarga de informações e tem mais dificuldade para processar esses dados em um local muito confuso e desorganizado. Ou seja, demoramos mais tempo para compreender determinada informação.

 

 

Tudo isso são fatores que afetam nosso desempenho no trabalho, por isso é tão importante priorizar estratégias para melhorar sua organização profissional e pessoal.

 

 

 

12 Trabalhar durante as pausas (ou em casa)

 

 

home_office_Getty_Images

 

Precisamos de um tempo para descansar a mente e voltar com força total ao trabalho, isso é fato. Quando negligenciamos essa necessidade, nos tornamos bem mais improdutivos e a falta de concentração nos impede de concluir determinada tarefa com qualidade.

 

 

O recomendado é organizar seu dia para que tudo possa ser feito durante o expediente, sem precisar trabalhar quando deveria estar descansando. Utilize um gerenciador de tarefas para acompanhar o seu desempenho e dedicação nas atividades diárias, evitando assim esse problema tão comum nas empresas ao redor do mundo.

 

 

 

13 Usar o telefone antes de dormir

 

hqdefault

 

Esse é um hábito comum na vida de quase todas as pessoas e muitas não percebem que tal atitude prejudica a qualidade do sono, e consequentemente a produtividade. Lembra do que falei no início do artigo sobre o relógio biológico? Um dos principais fatores externos que o afetam é a luz.

 

 

Na parte da manhã, a luz ajuda na redução da produção de hormônios que induzem o sono e faz você se sentir mais alerta. Na medida em que anoitece, o cérebro se prepara para voltar a produzir esse hormônio e você se sente mais sonolento.

 

 

Se você utiliza aparelhos que emitem luz durante a noite, pode quebrar esse ciclo natural e interferir na capacidade de adormecer rapidamente. O resultado é uma noite ruim de sono, um veneno para sua produtividade no dia seguinte.

 

 

Como mudar esse hábito? Você pode usar um despertador que não seja seu celular, por exemplo. E não precisa ignorar todos os dispositivos eletrônicos durante a noite, evitá-los uma hora antes de deitar já ajuda bastante.

 

Portanto elimine esses maus hábitos e coloque em pratica os bons. Desta forma você melhora a produtividade sua e da empresa aumentando as chances de chegar ao sucesso rapidamente.

 

 

Fonte: Blog Salpinx

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>