Dicas para manter em ordem as contas a serem recebidas da empresa


 

Design sem nome

 

 

Além de ser necessário ter controle das contas a pagar, é também preciso controlar as contas a receber. É através desse controle que se consegue evitar atrasos e inadimplência dos clientes, saber exatamente quanto e quando a empresa irá receber os pagamentos, dentre outras coisas. Para que a administração financeira do negócio seja eficaz no que diz respeito aos pagamentos a serem recebidos, nós recomendamos que você:

 

Facilite o pagamento antecipado

 

Ofereça vantagens ou descontos para os clientes que pagarem antecipadamente à data de vencimento da cobrança. Isso irá estimulá-los a pagarem em dia e evitarem os atrasos.

 

Envie suas cobranças em tempo hábil

 

Se você atrasa na hora de enviar as cobranças para os clientes, é fato que na grande maioria dos casos eles também irão atrasar para efetuar o pagamento. Portanto, é fundamental enviar as cobranças sempre em dia, para evitar ao máximo esse tipo de transtorno.

 

Mantenha diálogo com os clientes

 

O diálogo cria uma relação de maior proximidade com o cliente e faz com que ele se sinta mais confortável em relação à empresa. Dessa maneira, no caso de, por exemplo, haver um atraso no envio da cobrança, se deve entrar em contato com o consumidor imediatamente — o que pode ajudar a melhorar o nível de recebimentos.

 

Não deixe de cobrar dos clientes

 

Alguns empreendedores ficam com receio de cobrar e acabar perdendo o cliente. Mas lembre-se que, se você vendeu, é seu direito receber por essa venda! Deixar de cobrar pode fazer com que você deixe de receber — o que é extremamente prejudicial para sua empresa.

 

Tenha cuidado com a liberação de crédito

 

Seja rigoroso com relação à política de crédito da empresa. Por mais que vender seja objetivo principal do negócio, para que ele sobreviva e dê lucros, é necessário — claro — receber pelas vendas. Por isso, é muito importante manter um controle mais rigoroso sobre os clientes que sempre atrasam as contas. Dessa forma, você saberá quando pode ou não emprestar recursos a esses clientes.

 

 

Fonte extraida: Blog QuantoSobra

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>